quinta-feira, 7 de maio de 2009

MÁ FÉ OU INCOMPETÊNCIA



Bem é muito comum se dizer que a Sociedade Civil em especial o Movimento Negro são desorganizados, só vivem brigando, não se profissionalizam e etc, etc, etc. Que o Estado é que tem de fazer tudo e por isso não avança de forma satisfatória nas políticas públicas por culpa desses coletivos. Más à verdade nua, crua e cruel é a de que pessoas que ocupam os espaços de atendimento e interlocução com a população em nome do Estado não interagem com os representantes dos vários setores da população por se acharem muito acima dos mesmos, somente os tratando de forma menor e querendo dialogar na forma de fatos consumados, pois eles são as Autoridades e sabem o que fazer e o que é melhor para a população, nunca precisando ouvir sugestões muito menos críticas, só procurando essas bases de forma menos arrogante nos períodos eleitorais.

Vejamos agora um claro e triste exemplo desta forma desrespeitosa para com as Entidades do Movimento Negro por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro representado pela Secretária Estadual de Ação Social na pessoa da Srª BENEDITA DA SILVA. Em janeiro começou a serem convocadas as Entidades da Sociedade Civil que em suas atividades tivessem o compromisso na prioridade com o recorte de Raça e Gênero, para a construção da II CONEPIR - CONFERÊNCIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, com data de realização marcada para os dias 22, 23 e 24 de maio de 2009, no processo foram criadas de forma paritária a Comissão organizadora, o Comitê Executivo e 4 (quatro) Subcomissões, os trabalhos foram sendo tocados de forma organizada com 2 (duas) reuniões semanais com participação maciça da Sociedade Civil, cabe salientar o intenso envolvimento da SUPIR – Superintendência de Igualdade Racial com destaque para sua Titular a Srª ZÉZE MOTTA e sua equipe, que nesse período não poupou energia na construção da Conferência, porém não podemos dizer o mesmo da Presidente da Comissão Organizadora a Srª. BENEDITA DA SILVA, que em momento algum até a presente data se fez presente ou manifestou qualquer interesse em estar reunida com o coletivo. O resultado desse descaso esta ai na forma mais escabrosa possível, ou seja no adiamento da Conferência sob o argumento técnico burocrático de falta de tempo para a licitação do orçamento do evento, sendo que logo depois de se consolidar o adiamento os técnicos burrocratas dão a informação bombástica de que não tem dinheiro para a Conferência alocado no orçamento da Secretária. Como não ter dinheiro se dois antes eles pediram tempo para licitar o próprio o orçamento??? A Srª BETÂNIA, Sub Secretaria de Direitos Humanos diga-se de passagem, muito atenciosa para com o coletivo, quando voltou a se reunir com a Comissão Organizadora trazendo a terrível notícia, chegou passando mal, pois em reunião anterior com a mesma Comissão havia dado certeza dos proventos estarem locados e de que com o adiamento não mais teriam problemas de ordem administrativa. Cabe ainda salientar que o decreto convocatório da Conferência com a relação das entidades que compõe a Comissão Organizadora ainda não foi publicado, isso posto independentemente do adiamento da Conferência.
É muito triste e desagradável vermos tantos desmandos e incompetência e descasos na organização da Conferência Estadual mais importante do País, pois o Rio de Janeiro além de Tambor de Ressonância Nacional é o Estado Natal do Ministro da Igualdade Racial Sr EDSON SANTOS, eu imploro as autoridades não tão competentes que se desfaçam das vaidades pessoais e realizem as tarefas que se comprometeram a executar.

LUIZ EDUARDO OLIVEIRA – NEGROGUN
Presidente do COBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário